Inaugurado no dia 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar é referência artística, turística e arquitetônica no país, além de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com autoria do engenheiro militar Bernardo José de Melo, o teatro cearense é um conjunto que apresenta características da arquitetura eclética e estilo art nouveau. O teatro também possui os chamados teatros-jardim, compostos por múltiplos espaços.
O complexo arquitetônico do teatro é formado por duas construções: a primeira parte trata-se de um bloco central ou foyer de 2 pavimentos em estilo eclético. A segunda parte conta com uma sala de espetáculo de três andares que comporta 800 pessoas, marcada pelo trabalho em ferro fundido nos gradis das frisas e dos camarotes e com pisos em mosaicos e tábuas de ipê. Além disso, há um auditório de 120 lugares, foyers e espaço cênico a céu aberto com amplo jardim.
O Theatro José de Alencar é o maior palco da cultura cearense, sendo espaço de apresentações nacionais e internacionais, além de ser um dos principais espaços culturais de pesquisa e difusão artística.
Quer conhecer mais da história do Theatro José de Alencar? Acesse
www.theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br